sábado, 28 de novembro de 2009

Petúnias selvagens

(Esse FOI meu modelo de petunias para ornamentação de jardins.)
Durante três anos plantei petúnias. No primeiro ano, foi a seca que impediu que ficassem bonitas. Não adiantou regar. Os canteiros ficaram muito feios. Minha cunhada, toda entendida: “Tem que arrancar isso. Reinstalar outro plantio. Ainda da tempo!” Não. É contra minha natureza. Não arranco, não desfaço, não mato só porque está feio. No segundo ano, quando estavam crescendo e começando a fechar os canteiros, desabou uma chuva de pedras. Elas sobreviveram, mas o resultado foi péssimo. Resisti e cuidei delas até o fim. No ano passado foram as cochonilhas e os pulgões. Já no início do cultivo as pragas tomaram conta. Podei, tornei a podar, mantive a fé na jardinagem orgânica. Livrei das pragas e elas floriram, mas o efeito “paisagístico” era de dar dó. Nesse ano desisti. Risquei as petúnias da minha lista de sementeira. Hoje descobri que há várias espalhadas pelo pátio! Só não floresceram ainda porque foram aparadas pelo cortador de grama. Mas resistiram aos cortes e continuaram crescendo rentes ao chão. Marquei com estacas. Não plantei, mas vou dar uma chance. Talvez tenha um gramado florido. Nada de canteiros, apenas petúnias explodindo onde bem entenderem!

Um comentário:

  1. Olá
    Estou pesquisando muitas flores para fazer o meu jardim. Uma das flores escolhidas foram as petúnias. Pesquisei e li que essas flores são rústicas e fácil de lidar. Mas agora lendo o seu depoimento estou em dúvida e aí, oque me aconselha, devo plantar pétunias?

    Eliane

    ResponderExcluir