segunda-feira, 25 de março de 2013

Tradição


Somos um povo criativo e não vejo nisso defeito algum. Também somos tidos e havidos como sincréticos e vários benefícios surgem dessa capacidade de harmonizar informações diferentes. Claro, pode ficar estranho para um purista-ortodoxo-fundamentalista - padres e pais de santo falam dos mesmos santos e por ai vai ...
Assim sendo, por aqui, as tradições não são muito rígidas, têm mais cara de costumes e hábitos. Mas, dizer que alguma coisa é uma   "tradição", traz consigo nobreza e dignidade. Uma tradição vale muito mais que os usos e costumes.
Para Domingo de Ramos, nesses nossos rincões, era "tradição" levar uma folha - UMA FOLHA - de cica. Explicação simples! Vai subir em uma plameira de que jeito? Imagina a tia Glória, que ama o Domingo de Ramos, subindo num coqueiro! 
Cica é baixinha, tem folhas resistentes, fáceis de transportar, duram bastante tempo depois de colhidas . OU seja, só vantagens? Não...  Cica demora para crescer! Essa planta, além de lenta, exige espaço, não cresce em vaso! Resumo e resultado: cica não é adequada aos novos tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário